Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Na indústria, automação é importante para a carreira de qualquer engenheiro!

October 3, 2017

A palavra de ordem na indústria é competitividade, que por sua vez é consequência de uma série de fatores como estratégia, produtividade, qualidade, posicionamento de mercado, eficácia nas vendas de produtos acabados e nas compras de insumos, logística etc.

 

Independentemente da área funcional, seja ela produção, qualidade, logística, ou qualquer outra, sempre haverão indicadores a serem monitorados, processos a serem controlados e metas a serem alcançadas. Tudo isso com um único objetivo: aumentar a competitividade da empresa. Ou seja, produzir e vender mais e melhor, com menor custo e maior qualidade.

 

É nesse contexto que a automação se torna uma aliada importante para qualquer engenheiro, porque no dia-a-dia da indústria, o tempo é um fator absolutamente escasso.

 

Frequentemente escutamos dos colegas nas indústrias: nós não temos tempo para pensar nas melhorias, somos consumidos pelo dia-a-dia.

 

Os profissionais precisam cumprir as rotinas gerenciais, implementar melhorias e ainda resolver as exceções que ocorre (problemas em equipamentos, processos que fogem aos parâmetros de qualidade, matérias-primas fora de especificação, operadores que adoecem, etc, etc, etc). E não pense que estou “exagerando”. O dia-a-dia é corrido.

 

Pesquisas da Rockwell Automation indicam que os gestores industriais perdem mais de 80% do seu tempo buscando informações e menos de 20% analisando essas informações e tomando decisões. Esses números mudam significativamente à medida em que a indústria é automatizada, pois várias atividades que ficam a cargo da operação passam a ser executadas por sistemas automáticos que “cumprem procedimentos incondicionalmente”.

 

Por isso, se você é um profissional da indústria, ou pretende ser um dia, considere incluir automação entre suas competências porque mesmo que você não seja o profissional que vai desenvolver um sistema, certamente será quem vai especificar e adquirir. Nesse processo, conhecer as potencialidades dos sistemas de automação, saber o que pode e o que não pode ser feito, ser capaz de implementar pequenas intervenções e, principalmente, saber que benefícios eles podem trazer para a fábrica, são fatores que contribuirão fortemente para o seu sucesso! Veja alguns exemplos:

 

  • Máquinas automáticas oferecem alta repetibilidade nos processos, reduzindo problemas de qualidade e assegurando o ritmo de produção

  • Interfaces homem-máquina permitem que os operadores ajustem máquinas e sejam informados precisamente sobre problemas existentes ou necessidades de intervenção, permitindo diagnósticos rápidos e evitando perdas de tempo

  • Sistemas supervisórios possibilitam o monitoramento de variáveis e parâmetros, bem como a análise de dados históricos, possibilitando a investigação de ocorrências e evitando coletas de dados manuais.

  • Sistemas de integração promovem o transito de dados entre as máquinas e os sistemas de gestão (eliminando formulários impressos e coletas de dados manuais)

  • Sistemas de inteligência de manufatura exibem indicadores de produção, evidenciando em tempo real os resultados do processo no dia, na semana e no mês, bem como os principais problemas e as perdas ocorridas

  • Sistemas de inteligência computacional “aprendem” com a dinâmica dos processos e “sugerem” aos gestores ações para melhorar a performance das máquinas e evitar quebras

  • Sistemas robotizados executam atividades complexas com alta velocidade, exatidão e repetibilidade, evitando erros.

Naturalmente, os pontos acima foram descritos considerando bons sistemas de automação. Note que tudo isso impacta na redução das exceções e dos esforços dos engenheiros para controlar processos e coletar dados. Assim todos ganham um precioso tempo para PENSAR E AGIR de modo a proporcionar ganhos de competitividade à empresa.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2017  |  fábricasim® | De Lorenzo | MEKATRONIK®  |  Todos os direitos reservados / Todos los derechos reservados